quarta-feira, 30 de março de 2011

O comércio bilateral Brasil Alemanha


O comércio bilateral entre o Brasil e a Alemanha tem tudo para se intensificar nos próximos anos. A Alemanha é considerada o motor de crescimento da União Européia e o Brasil o seu mais importante parceiro comercial na América Latina.

Além de se destacar mundialmente por seus altos índices de exportação, a Alemanha é ainda um grande importador na escala mundial e o quinto mercado para os produtos brasileiros (dado de 2010). Dentre os nossos principais produtos mais demandados pelo país estão: minério de ferro, automóveis e peças, oleaginosos e seus óleos (principalmente soja), café e produtos químicos. 

Por outro lado, o Brasil não possui uma boa participação na balança comercial da Alemanha. Não estamos nem entre os dez principais destinos das exportações alemãs, nem nos principais países que vendem para a nação europeia. Para melhorar o comércio entre os dois países, cabe ao Brasil aproveitar o bom momento que vem vivendo no mercado internacional e ampliar suas relações comerciais com o país europeu. É necessária, no entanto, certa pressão no que diz respeito às restrições tarifárias impostas aos produtos brasileiros, principalmente em relação aos subsídios impostos por certos países do bloco europeu.

Os empresários devem também criar oportunidades para que as empresas brasileiras sejam beneficiadas através de nichos explícitos de negócios como, por exemplo, tecnologias para grandes eventos, como a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. São necessárias parcerias e associações entre empresas dos dois países visando promover sempre a aproximação entre os investidores dos dois países.

Assessoria Técnica 

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