quinta-feira, 26 de maio de 2011

O movimento da economia: Riscos e Oportunidades

Uma das regras mais claras da economia se refere à relação de oferta e demanda. Há uma disputa conceitual quase ideológica sobre quem vem primeiro: a demanda gera a oferta ou a oferta gera a demanda. A pergunta em si parece um pouco fora de propósito até conceitualmente, pois provavelmente demanda e oferta andam muito próximas e uma “puxa” a outra. É verdade que um potencial mercado atrai investidores, mas também é verdade que o investimento cria uma demanda potencial.
Independentemente dessa discussão, mais retórica do que prática, os mercados funcionam sempre se retroalimentando de informações. Os consumidores tendem a ser mais pródigos quando percebem que a economia está crescendo, e mais ainda se esse movimento positivo estiver perdurando há algum tempo, o que aumenta a confiança na manutenção da renda e do emprego. Do outro lado, empresários investem com base em uma série de fatores como juros, capital disponível, impostos etc., porém nada mais importante do que a expectativa de terem uma demanda robusta, duradoura e consistente. Dá para entender por que demanda e oferta são interdependentes da situação efetiva e mais ainda dos prognósticos de cada um.
Estando acordado que é assim – ou mais ou menos assim – que o mercado funciona, podemos então concluir também que existem negócios que se adaptam a qualquer momento econômico (chamados de “resilientes”), alguns que nunca deslancham qualquer que seja o ambiente de negócios e os que são viáveis apenas em janelas de oportunidade. Existem negócios que reagem mais ou menos às variações dos ciclos econômicos, e é sob esse prisma que devemos avaliar oportunidades de investimento. Os riscos são maiores quanto maior for a sensibilidade dos negócios ao ciclo. Porém, os retornos em alguns momentos são, por sua vez, maiores do que a média. O segredo está em escolher a hora de entrar e a hora de sair, quando necessário. O empresário não pode se sentir “pai” de seu negócio e tem que praticar o desapego em determinadas circunstâncias. O sucesso financeiro não é só de quem ganha muito dinheiro, mas também de quem não perde muito.
Em tempos de forte atividade econômica, como os que o Brasil viveu nos últimos dois anos, muitos negócios e empreendimentos “pipocam”. Alguns observam certo sucesso mesmo com uma administração não tão boa assim, e às vezes até ideias um pouco estapafúrdias ganham status de negócios nos momentos em que o consumidor é fugaz e muito confiante, com emprego, renda e crédito abundantes.
Se no Brasil tivemos um pouco desse sabor entre 1994 e 1997, e depois entre 2009 e 2010, nos Estados Unidos essa realidade se alongou (demais) e os mais bizarros negócios prosperavam. Neste ambiente, muitos negócios verdadeiramente supérfluos avançam e produtos basicamente inúteis são vendidos. O consumidor mais fugaz do mundo, nessa última década, talvez seja o americano, que consumiu tudo o que a criatividade dos empresários (principalmente chineses) pôde sugerir.
Em tempos “bicudos”, o cenário muda muito e um ataque de racionalidade se abate sobre os consumidores. A avaliação se torna mais realista e, o indivíduo, marginalista (aquele que, segundo os economistas, calcula a utilidade de cada aquisição frente ao dinheiro que terá que desembolsar). Surge esse ser frio e calculista que é o homus economicus, versão oposta à do consumidor voraz que existia dentro dele quando o mundo era um parque de diversões. Esse novo consumidor, muito severo, uma versão da história de Jeckyl e Hyde, causa sérios danos aos setores e produtos considerados supérfluos. Nesse ambiente mais hostil, nem todo negócio e nem todo produto serve. E nem toda administração é tolerada.
Esse ambiente mais hostil se desenha agora no Brasil de 2011, mais especificamente a partir do segundo semestre. O emprego não evolui como ocorria no passado recente, os juros dos empréstimos estão crescendo e alguns setores dão sinais de que por enquanto o ritmo de crescimento não será mais o de 2010. Nesse ambiente, o profissionalismo e a percepção correta de necessidades, mais do que desejos frívolos, levam vantagens significativas. Consideramos que, setores vinculados ao lazer, serviços de tecnologia e comunicação, alimentação fora do domicílio, lojas de produtos muito supérfluos (o conceito é pouco preciso, mas todos temos nossa estrutura de prioridades) vão atravessar momentos mais difíceis nos próximos meses.
Queremos alertar que o consumidor será levado a ser mais severo, austero e a sedução fácil está suspensa até um novo ciclo de expansão mais vigorosa. A tendência é de que esse ajuste possa perdurar até meados de 2012, se tudo correr bem, o que significa que os empresários destes segmentos devem ficar atentos e estabelecer metas mais factíveis. Também queremos lembrar que há a hora de entrar e a hora de sair dos negócios. Esse é um bom momento para se avaliar as hipóteses, antes que seja tarde para quem quer sair ou para quem quer investir agora para colher no momento mais fértil.
Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário