terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mercado revê previsões e fica mais pessimista

O Boletim Focus do Banco Central levanta periodicamente projeções dos analistas de mercado, principalmente do setor financeiro, sobre diversas variáveis importantes. São projeções sobre PIB, inflação, taxa de câmbio, juros, balança comercial etc. Na última edição do boletim, nesta semana, a média das expectativas do PIB caiu e para inflação aconteceu o inverso. A evolução das projeções de PIB e IPCA ficou conforme segue:

Mais importante do que notar que há uma deterioração nestas projeções é verificar que o Brasil retoma dois maus hábitos: o de crescer pouco e o de deixar a inflação um pouco solta. Se as projeções estiverem corretas – e para a Fecomercio o crescimento de 2011 será ainda menor do que 3,42% - o Brasil vai crescer muito menos do que seus pares dos BRICs ou do que outros países emergentes. Muitos de nossos pares econômicos estarão crescendo entre 8% e 10% neste ano e provavelmente algo semelhante ainda em 2012, a despeito da crise nos países desenvolvidos. De outro lado a inflação prevista em média para esses países é menor do que a brasileira. Ou seja, há algo que pode ser feito para acelerar o crescimento, e que não seja deixar a inflação corrente crescer.
É chato insistir, mas o Brasil deve promover uma ampla reforma fiscal e de eficiência do setor público, ainda que seja gradativamente. Essa reforma não só deve liberar o setor privado para investir mais através do corte de impostos, como ao aumentar o superávit e a eficiência do governo, cria condições de fato para que o setor público complemente investimentos nos mais diversos setores de infraestrutura, hoje muito aquém do que o país precisa. Também será possível reduzir custos e retirar pressão inflacionária de nossa economia com essa redução de carga tributária e do custo Brasil que deriva da modernização da infraestrutura e dos ganhos de produtividade públicos e privados. Teríamos, ao mesmo tempo, um ganho de eficiência e de competitividade, e um aumento do ritmo de crescimento com menor pressão sobre os preços. Parece um sonho, mas outros países estão vivendo esse momento, e nós não!

Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário