terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mais uma semana absolutamente normal nos mercados financeiros

Semana após semanas escrevemos aqui algo que pode ser resumido mais ou menos assim: não há garantias de que a crise passou, nem motivos para muito otimismo. Por outro lado, também não há motivos para desespero, pois muito provavelmente as autoridades ao redor do mundo vão trabalhar para que não haja uma crise semelhante à de 1929. Pode parecer algo como nem sim, nem não, muito pelo contrário. Pode parecer que não há opinião definida nos textos, mas ao contrário, nossa opinião é que pregar o fim do mundo ou determinar a data precisa do fim da crise A, B ou C é tarefa de quem não tem responsabilidade ou comprometimento com quem está lendo as análises.

Para sermos bem sinceros, não acreditamos que esse estado de coisas vá mudar nos próximos meses. Talvez anos. Adivinhar o futuro não é o forte dos economistas, e, portanto, o mundo pode mudar muito e ainda em breve, mas, se utilizarmos um pouco dos conhecimentos técnicos que aprendemos na escola, vamos dizer que, ainda que a tecnologia mude muito, que os governos mudem de regime político, que uma economia cedeu ao desenvolvimentismo e outra ao monetarismo, a natureza humana não vai se alterar, pelo menos em nosso horizonte de vida. Isso quer dizer que, competição continuará a existir, aumento de produtividade também e, empresas com lucro sobrevivem, com prejuízo somem do mapa. Trabalhadores mais qualificados vão ganhar mais do que os menos qualificados. Parece óbvio, mas quando alguém sugere um cenário macro muito estranho, muito diferente do chato e óbvio, muitos compram essa ideia sem perceber que isso no fundo significaria uma mudança radical na natureza humana e nos estímulos naturais de cada um como recompensa, meritocracia etc. Ou seja, para que acreditemos que a crise acabou eternamente, temos que supor que o ser humano sobre a terra também mudou radicalmente. Para acreditar que entraremos num inverno nuclear econômico, idem.

Tudo isso para dizer que as bolsas ao redor do mundo estão oscilando de um polo ao outro, entre a certeza do fim dos problemas na Europa e o medo de uma catástrofe de proporções Olímpicas, com direito a filas de desempregados pedindo sopa nas ruas de Paris, Roma e Atenas. Esse comportamento é típico de mercado, mas não guarda correlação com os fatos. O que conseguimos antecipar dos fatos é exatamente o que vínhamos projetando há meses: Europa não deve entrar em crise geral, mas a operação resgate custará caro e trará anos de baixo crescimento e muito tumulto político interno em cada país, por conta das tradicionais exigências de aperto fiscal e monetário, ajustes duros que serão necessários. Os brasileiros conhecem muito bem esses momentos, que ainda bem estão mantidos no passado por enquanto.

Para sermos mais ousados, o Economix apostou no começo do ano que a primavera Árabe iria terminar com o final de todas aquelas ditaduras e que, eventualmente, os preços do petróleo iriam voltar aos níveis normais, até porque essas economias vivem inteiramente da venda de óleo para o Ocidente (e agora para a China também). Talvez tivéssemos sido otimistas com o prazo, pois no final os movimentos ainda persistem, mas os resultados estão sendo exatamente os previstos. Podemos ser pouco modestos e dizer que provavelmente vamos acertar o destino da Europa, Japão e Estados Unidos, e, consequentemente, do mundo. Japão e Europa vão crescer praticamente zero em 2011 e 2012, e voltam a crescer muito lentamente depois. Essa é a natureza desses países. Os Estados Unidos devem começar a crescer um pouco antes (já existem sinais de que a economia americana começa a se recuperar) e os países que atualmente sustentam o crescimento global (BRICs e alguns outros) devem se manter crescendo acima da média global, ao menos na próxima década. Não há motivo para acreditar que as bolsas mudem de comportamento rapidamente ou para que o câmbio entre real e dólar deve manter valorização a nosso favor.

Para as próximas semanas o Ibovespa vai continuar sendo influenciado pelos acontecimentos na Europa (principalmente) até que se tenha um cenário mais definido para o velho continente. Vale lembrar que, com a nova queda da Selic, a tendência seria de melhorar a performance do Ibovespa (que já conta com muitas ações baratas de fato) e desvalorizar o real, mas enquanto a situação europeia não se desenvolver mais claramente, os aspectos puramente fundamentais não vão ser preponderantes. Para quem tem sangue frio e pode esperar muito tempo pelo retorno de investimentos, o momento para o Ibovespa começa a parecer bom para novas entradas.




Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário