quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Investir em São Paulo

O Brasil tem se mostrado um ótimo lugar para se investir. O País atrai capitais financeiros e de investimento direto do mundo todo. Dentre os mercados potenciais, o Estado de São Paulo ainda oferece as melhores condições, seja no potencial de seu mercado para quem quer se valer do mercado interno, seja na presença da infraestrutura (que em média é superior à brasileira) e também na disponibilidade de fatores de produção qualificados (mão de obra, acesso às matérias primas e tecnologia).

São Paulo detém o primeiro, segundo e terceiro mercados consumidores do País: Estado, região metropolitana e interior. A capital, isoladamente, é também um dos mercados mais fortes do País, à frente da maioria dos Estados, muito próximo do Rio de Janeiro. Tanta força precisa de alguém que coordene e direcione investimentos. Precisa de alguém que possa fazer a melhor gestão para aqueles que querem investir no Estado. Para essa função o governo disponibiliza uma vasta quantidade de informações e até mesmo uma assessoria, por meio de sua agência de desenvolvimento. O site www.investe.sp.gov.br é um belo começo para quem quer aproveitar, cometendo o menor número de erros possível, o nosso mercado e o potencial para ter aqui uma plataforma de produção global.
No site o potencial investidor pode identificar os melhores setores para se investir, as vantagens, os benefícios fiscais eventuais. Pode ter acesso a informações sobre a infraestrutura disponíveis nas diversas regiões do Estado, conhecer melhor os potencialidades e as vantagens comparativas de cada região (produção de álcool em Ribeirão Preto, força agropecuária no norte do Estado, celeiro tecnológico na região de Campinas e do Vale do Paraíba, cluster automobilístico no ABC, o maior porto do hemisfério em Santos, futuras refinarias no litoral norte, e assim por diante).

A FecomercioSP acredita que não basta haver potencial, o investidor tem que ser orientado, seja ele grande ou pequeno. Tem de haver a facilitação para que se empreenda no Estado, e o bom uso das redes já constituídas (rede de educação, de informações, centros logísticos disponíveis, net works de negócios, etc.) tem que ser máximo. O que a FecomercioSP espera é que os investidores em nosso Estado tenham o máximo de sucesso possível, pois esse é o melhor cartão de visitas que uma economia pode ter: o sucesso e o reinvestimento de quem aqui se instalou.
Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário