sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Inflação, bolsas e Europa: muita informação

Chega a ser difícil interpretar a alta do Ibovespa em um dia no qual o índice chegou a cair mais de 2% e terminou subindo quase 3%. No início da semana, ocorreu o contrário. Essa volatilidade era esperada bem como um leve viés de baixa nesta semana. Nesta terça, especificamente antes do feriado da Pátria, as notícias indicariam um resultado ruim, que, por sorte, não veio. Europa de novo com dúvidas rondando sobre a solvência de algumas economias, mercado americano indo de mal a pior nos últimos dias e a inflação medida pelo IPCA voltando a subir acima das expectativas, fechando agosto em 0,37% de alta.

Operadores creditaram o resultado do Ibovespa a uma leve melhora no final do pregão de Nova Iorque, mas certamente essa é uma explicação por falta de outra melhor. Assim é porque a melhoria dos índices americanos na prática foi irrelevante, e aconteceu bem depois do Ibovespa estar subindo rapidamente. Não dá para a causa vir depois do efeito. O mais provável é que os boatos sobre uma nova alta na avaliação de crédito soberano do Brasil tenham inflado os mercados. De fato, se compararmos nossas condições com o resto do mundo, o País merece um up grade no rating internacional, seja da S&P ou Moody’s.
De volta ao mundo, o País atravessa um momento complexo. Dados ruins e dados positivos se misturam tornando muito difícil uma avaliação reta, linear. Acreditamos que, em média, e relativamente, o Brasil vai bem, apesar de pressões inflacionárias (em um mau momento, já que o Banco Central acabou de reduzir a Selic) e da desaceleração do PIB baseado no desempenho medíocre da indústria. Esse estado de coisas deve permanecer assim por um bom tempo, o que dificultará a ação de analistas e as projeções. É um alerta para essa volatilidade do mercado que pode ainda se manter por um bom tempo.

Do lado internacional, novamente não estamos sendo pegos de surpresa. Quem acompanha o boletim sabe que não acreditamos em uma solução fácil e rápida para o caso europeu (dívidas soberanas muito elevadas e déficits públicos insolúveis). Também não está prevista uma recuperação rápida para a economia americana, ou seja, taxas de crescimento baixas e anúncios de desemprego alto estão precificados em nossas análises. Economia às vezes é muito chata, porque não existem mágicas nem muitas notícias bombásticas. Apenas o óbvio, que surpreende muita gente.
Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário