terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aumento nas vendas pela internet exige soluções para problemas de logística

O Brasil é o quinto país em número de usuários de internet, ficando atrás somente de China, Estados Unidos, Japão e Índia. Com o número de internautas e de compras na rede em ascensão, o país precisa encontrar soluções para reduzir os problemas relacionados à logística do setor.

Uma das maiores dificuldades está na dependência de outros setores para realizar a entrega, cumprindo os prazos prometidos aos clientes.
O presidente do Conselho de T.I e E-commerce da Fecomercio, Pedro Guasti, lembra que os problemas com infraestrutura como fluidez do tráfego em grandes cidades, falta de mão de obra especializada e eventuais greves, como a dos Correios, comprometem todo o processo.

“A complexidade para a entrega do produto, em boa parte dos casos, é grande. A loja recebe o pedido e dá início à análise da compra e de risco, depois vai para um centro de distribuição que, muitas vezes, é terceirizado”, aponta Guasti.



Além desse ponto, quando a situação já fugiu do controle da empresa vendedora, há também problemas com o atendimento ao cliente, que é a segunda maior queixa relacionada ao setor, segundo Guasti. Ele ressalta, no entanto, que o índice de satisfação das pessoas que compram pela internet é de 86%.
“A gente reconhece que esse índice ainda precisa melhorar, mas, se consideramos o número anual, cerca de 50 milhões de pedidos feitos pela internet, aqueles que estão satisfeitos são maioria”, lembra o presidente do Conselho de T.I. e E-commerce.

O assunto será discutido na próxima quinta-feira (22), com o objetivo de encontrar soluções para amenizar as perdas para empresas e consumidores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site.

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