sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fecomercio elabora projeto de reordenamento tributário

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) está preparando uma proposta de reordenamento tributário, simplificando tributos e a legislação que os regulamenta. A iniciativa visa desburocratizar tributos, tornando sua cobrança mais transparente, simplificando sua cobrança e os equalizando em todas as esferas do governo. A iniciativa, capitaneada pelo Conselho Superior de Direito da Fecomercio, prevê o veto ao uso de Medidas Provisórias em matéria tributária, a limitação das exigências de obrigações acessórias e a unificação cadastral, que simplificaria os procedimentos de inscrição e baixa de contribuintes.

A guerra fiscal entre os entes federativos, travada, principalmente, por meio da cobrança de alíquotas diferenciadas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é um dos pontos abordados pelo projeto. “A solução para acabar com a guerra fiscal é equalizar os tributos em todos os estados, eliminando a redução de base de cálculo exceto para pequenas e médias empresas”, afirma o presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio, Ives Gandra Martins.
A vantagem do projeto que está sendo elaborado pela Fecomercio é a simplicidade em alterar os dispositivos legais para que este seja implantado. Segundo Everardo Maciel, membro do Conselho Superior de Direito e ex-secretário da Receita Federal, dos 20 pontos abordados no projeto, 19 são mudanças que podem ser feitas por lei complementar sendo que somente uma exigiria uma emenda constitucional.

Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário