sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Perspectivas para o comércio varejista

A mudança no cenário macroeconômico permitiu o consumidor a condicionar de maneira positiva suas percepções. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apurado pela Fecomercio atingiu em fevereiro 162,2 pontos, o que revela a segurança atual que o consumidor vive, em termos de emprego e renda. O fato é decorrência da estabilização do desemprego em baixos patamares e os aumentos reais nas remunerações das pessoas ocupadas.

Paralelamente, o crescimento de 6,7% em 2010 do faturamento real das vendas do comércio varejista registrado na pesquisa conjuntural do comércio varejista (PCCV) corrobora a evolução da confiança do consumidor diante da situação mais favorável da economia. Em termos gerais, o desempenho das vendas no varejo é diretamente influenciado pelo rendimento das famílias, pela disponibilidade de crédito e pelos juros correntes. A queda do dólar barateou importados e produtos nacionais com componentes produzidos no exterior. O resultado foi o impulso da produção e das vendas, principalmente dos bens de maior durabilidade. 

Para 2011, ainda estima-se um cenário de vendas aquecido. No entanto, a desaceleração da massa real de salários em razão da inflação corrente e com as ações do Banco Central para frear o aquecimento econômico, espera-se um crescimento menos robusto nas vendas do comércio.


Assessoria Técnica 

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