Apesar das inúmeras vantagens para lojistas e consumidores, ainda existem alguns problemas nesse mercado. Para os consumidores, os problemas são as taxas elevadas, as diversas nomenclaturas utilizadas, as cobranças indevidas de faturas e a clonagem de cartões. No caso dos lojistas, o problema ainda continua sendo o custo elevado. Apesar do fim do monopólio das credenciadoras, os custos ainda continuam altos para o pequeno empresário que já atua com uma margem de lucro bastante comprometida.
Nada mais justo do que o comerciante diferenciar o preço no ato da compra para o pagamento à vista ou através do cartão de crédito. Os custos para se manter um negócio em pleno funcionamento são bastante elevados no Brasil, daí as elevadas taxas de mortalidade. Mais da metade dos negócios não sobrevivem ao quinto ano de vida.
Diante disso, a Fecomercio continuará ao longo de 2011 defendendo os interesses das pequenas empresas do comércio varejista. Deve-se fazer prevalecer o princípio da livre iniciativa, em que o próprio comércio possa definir livremente a sua política de vendas, diferenciando preços de acordo com o meio de pagamento utilizado, considerando os seus custos.
Assessoria Técnica
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