terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Internet segura é possível

Fecomercio acredita que educação digital é a base para uma rede mais segura

Fala-se muito em inclusão digital quando o assunto deveria ser educação digital. A opinião é do presidente do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), Renato Opice Blum, que, antes de ver o Dia da Internet Segura como uma data para comemoração, acredita que seja uma oportunidade de pensar os desafios que temos que superar para alcançar esta realidade. “É possível falar de segurança na rede, mas primeiro temos que educar os usuários”, afirma.

Opice Blum acredita que o fato de as pessoas, em geral, não estarem completamente preparadas para aproveitar, ou mesmo compreender, as possibilidades geradas pelas novas tecnologias é um dos principais fatores para a insegurança na internet. Parte desse problema poderia ser resolvida com regulamentação e legislação. Caso, por exemplo, do comércio eletrônico e do setor bancário, que adoram regulamentações eficientes, possibilitando ao usuário desfrutar com tranquilidade de diversos serviços ou procurar o melhor preço e realizar suas compras sem sair de casa. “O Governo pode ajudar a proteger o usuário da rede. Quando se trata de pornografia infantil, por exemplo, temos a legislação mais avançada do mundo. Infelizmente existem outros pontos em que estamos parados”, avalia.

Apesar da regulamentação e da adoção de protocolos técnicos e mecanismos de defesa – como firewalls e antivírus – serem medidas eficientes e necessárias, o presidente do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação pondera que a segurança na rede está mais relacionada a questões comportamentais do que técnicas. “A falta de educação digital é um problema sério, agravado pela dificuldade de trazê-la na mesma velocidade em que surgem as inovações tecnológicas”, conclui.

Para auxiliar nessa questão, a Fecomercio produziu, em 2008, as cartilhas “Perigo na Internet: como pais podem proteger seus filhos” e “Cuidados com a Internet: Crimes Virtuais”, disponíveis para download no site www.fecomercio.com.br, na seção serviços/publicações/cartilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário