sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

São Paulo registra 4,7% de desocupação

A Região Metropolitana de São Paulo encerrou 2011 com taxa de desocupação de 4,7%. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é 0,6 ponto porcentual menor do que o registrado em dezembro de 2010.

No total, são 9,5 milhões de pessoas empregadas. E não foi só o total de trabalhadores que cresceu, mas o salário também. A renda mensal média dos trabalhadores cresceu 2,4% entre dezembro de 2010 e de 2011, atingindo R$ 1.755,5. Com isso, a massa de rendimento do período subiu 3,6%, o que significa mais de R$ 580 mil para as famílias gastarem com cursos, bens de consumo, serviços etc.
As notícias são boas e devem ser comemoradas, contudo, a Assessoria Técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) pondera que ainda há muito por fazer. Um bom ponto de partida seria a desoneração da folha de pagamento, ao menos enquanto uma reforma trabalhista não vem. Afinal, podemos viver um período de pleno emprego, mas metade dos trabalhadores ainda atua informalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário