segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Diárias de hotel no Brasil vão subir 20% no início do ano, segundo especialistas

Não precisa ser especialista e nem mesmo esperar o ano que vem para notar que o setor de Turismo está demasiadamente aquecido, principalmente em grandes centros, em especial, em São Paulo. As estimativas são de aumento de 20% logo em janeiro e no segundo semestre haverá outros reajustes de 30% sobre os preços. No total, fala-se de um aumento de 50% nos preços das diárias.

Na realidade, estas são perspectivas e projeções, que podem ou não se confirmar, e que seu grau de acerto é bastante duvidoso. Porém, é fato que esses custos estão pressionando o orçamento nas grandes cidades, principalmente na capital paulista. Somente neste ano, em 11 meses, o custo das diárias de hotéis capital paulista, subiu quase 18%. Isso é reflexo do aumento rápido da demanda pelos serviços de hotelaria que não foi acompanhado pelo respectivo aumento da oferta. Na realidade, não havia projeções tão otimistas para o País há quatro ou cinco anos, quando deveriam ter sido iniciados vários investimentos em diversos segmentos. Hotelaria é um destes setores para os quais claramente não houve a atenção devida nem do setor público e nem do setor privado.
No caso específico de São Paulo, o que ocorre é que grande parte dos negócios feitos no Brasil, é fechada na capital. Hoje, a cidade de São Paulo é a capital não oficial do hemisfério sul. Dentre os BRICs certamente a ordem de importância percebida é China e depois Brasil, muito atrás Rússia e Índia. Disso decorre que o País recebe cada vez mais turismo de negócios, que, em grande medida chegam a São Paulo. É válido dizer que esse fenômeno não deveria ser uma grande surpresa e muitos analistas já antecipavam essa onda há muito tempo. Todavia, sempre parece que somos surpreendidos. Nosso receio é que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos também nos peguem de surpresa, apesar de já sabermos que receberemos esses eventos há um bom tempo.

Esse despreparo, essa falta de investimentos em nível adequado é função de uma série de questões: falta de uma política fiscal que estimule investimentos ao invés de consumo, redução da carga tributária, melhoria das condições das relações trabalhistas, que ainda são ruins e desestimulam a geração de emprego, a falta de segurança jurídica (aspecto que até tem melhorado) e a famosa falta de infraestrutura básica. No caso de investimentos que requerem novas construções, como o sistema hoteleiro, as aprovações são uma verdadeira armadilha. Basicamente é impossível conseguir um rito de aprovações adequado, seja por conta das regras municipais, seja por conta de licenças ambientais que estão indo muito além de proteger o meio ambiente, e acabam por desencorajar o desenvolvimento.
Se já há falta de quartos em São Paulo que está justificando essa forte alta nos preços de hospedagem, o que será que vai acontecer com o País nos próximos anos?  Não só em razão dos eventos esportivos. A percepção da FecomercioSP é de que o País vai crescer de forma sustentada por um período bastante longo. Neste meio tempo, o País continuará a atrair muitos negócios e, claro, negociantes. São Paulo já está em definitivo na rota dos melhores lugares do mundo para se fazer negócio, já é a capital dos negócios neste hemisfério. Seria muito bom se tivéssemos lugar para todos ficarem com conforto quando vierem fechar uma nova transação aqui.

Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário