Além disso, as matrículas escolares e a compra de material escolar também acabam comprometendo ainda mais o bolso dos consumidores, que devem ser mais cautelosos, principalmente na compra do material escolar, evitando um maior endividamento.
Diante desse cenário, para que os consumidores possam economizar nessa época do ano e evitar um endividamento maior de sua renda, seguem algumas dicas:
Material do ano anterior
Verifique o material usado no ano anterior e veja a possibilidade de reaproveitá-los, para não haver a necessidade de comprar outro. Os livros didáticos também podem ser reaproveitados; antes de comprar novos, tente promover uma troca de livros com os alunos de outras séries.
Pesquisa de preços
Na hora da compra pesquisar preços é indispensável para quem quer economizar. É importante pesquisar em pelo menos três estabelecimentos antes de realizar a compra. Sempre com a lista dos materiais em mãos compare os preços para pagamento à vista e o prazo em caso da compra ser parcelada.
Realizar compras em conjunto
Quando o volume da compra é maior, pode ser mais fácil negociar descontos ou prazos para pagamento. Por isso, se possível, reúna um grupo de pais e tente negociar a possibilidade com os estabelecimentos.
Materiais desnecessários
Geralmente os produtos da moda, com personagens e logotipos possuem o preço mais elevado. As ações de marketing influenciam, principalmente, as crianças e nem sempre o material mais sofisticado é o melhor ou o mais adequado. Evite-os.
Compras pela internet
A compra pela internet pode ser uma boa alternativa. Com o crescimento do comércio eletrônico, o consumidor pode encontrar preços mais baixos do que nas lojas de ruas ou shoppings. Porém, deve ficar atento ao prazo de entrega dos produtos e procurar realizar a compra com antecedência.
Informações sobre o produto
As embalagens dos produtos devem sempre apresentar informações claras a respeito da composição, prazo de validade, a respeito do fabricante ou importador e se têm algum tipo de risco ao estudante.
O consumidor deve ficar atento e sempre exigir que o comerciante forneça a nota fiscal, pois em caso dos produtos adquiridos apresentarem algum problema, será necessário apresentá-la.
Enfim, para realizar a compra do material é importante que o consumidor faça um detalhamento de todo o seu gasto mensal, assim poderá visualizar melhor quanto do orçamento estará disponível para gastar na lista de materiais e começar o ano com uma organização financeira e com menos dívidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário