sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A BRAiN e o ambiente de negócios

A Brasil Investimentos e Negócios (BRAiN) tem como seu principal foco tornar o Brasil um grande polo de negócios, com especial atenção à capital financeira do País, São Paulo. A capital paulista já é, sem dúvida, um dos grandes portos de atração para investimentos, negócios, eventos e empresários/empresas. Todavia, o resultado ainda está muito aquém do potencial, dado que, por exemplo, a Bolsa de São Paulo não é o ponto focal para quem quer investir em ações de países da América do Sul. Por enquanto, os não chilenos que quiserem investir em ações de empresas listadas na Bolsa de Santiago, terão que fazê-lo por meio de Nova Iorque, o que não faz sentido estratégico e reduz o grau de liderança brasileira no continente. O ideal da BRAiN é justamente tornar São Paulo – e por consequência o Brasil – no hub de negócios para a América do Sul, e, quem sabe, para todo Hemisfério Sul. Condições econômicas, estratégicas e geográficas para isso existem.

O objetivo de aproveitar o bom momento do País em termos de crescimento e reconhecimento internacional para tornar o Brasil uma economia que realmente premia e estimula o empreendedorismo, com melhores condições para grandes, média e pequenas empresas, é totalmente coincidente com as diretrizes da FecomercioSP.  No momento em que o Brasil se tornou um dos maiores receptores de investimento estrangeiro direto do mundo (recebeu mais de US$ 60 bilhões líquidos em 2011, ficando atrás somente da China), é bastante razoável que almejemos uma posição estratégica e de destaque como liderança regional, e, em alguns casos, mundial, como por exemplo, na produção de commodities agrícolas.
A FecomercioSP busca conduzir o setor empresarial de forma agregada como entidade de classe ou individualmente (para empresas de qualquer segmento) de forma a que se obtenha o melhor resultado possível. Também atua, mediante padrões científicos e pesquisas, para melhorar efetivamente o arcabouço legal que hoje é muito hostil ao investimento produtivo privado. Suas várias pesquisas com empresários e consumidores, as análises e seu corpo técnico estão sempre pensando nos negócios e nos resultados do empresariado do setor de comércio, serviços e turismo paulista. Por extensão, a FecomercioSP pensa no empresariado brasileiro de todos os setores. Exatamente por isso e, por perceber a sinergia entre os objetivos da BRAiN e seus próprios, é que a FecomercioSP participa de diversos Grupos de Trabalho voltados a ampliar as vantagens brasileiras, reduzir os entraves de negócios e encampar o objetivo de ver São Paulo – e o Brasil – liderando um grande bloco de economias no Século 21.

Neste momento, a FecomercioSP participa de Grupos de Trabalho (GTs) de imagem, jurídicos, de gerenciamento e desenvolvimento de talentos, e principalmente do GT Doing Business. Vale ressaltar que os Grupos de Trabalho têm, como principal função implementar ou encaminhar soluções para os problemas, e não somente diagnosticá-los, ou seja, o foco é essencialmente pragmático, muito pouco consultivo. Os desafios, assim como o esforço empreendido, é enorme, e a FecomercioSP espera angariar o máximo de apoio possível para essa tarefa que colocará a economia brasileira no patamar merecido de destaque global.

Assessoria Técnica

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